quinta-feira, 30 de julho de 2015

O jogo teve duas partes distintas

A lapalissada é do novel treinador da moirama na primeira de muitas derrotas que se auguram para esta temporada. O joguinho, além de servir de esmola para os depauperados cofres da Instituição terá servido para rodar jogadores. Repararam nos termos em itálico?

Frases feitas, calão, metáforas. Nesta amostra não incluo comentários dos analfabetos desportivos que odeiam o nosso clube. Nem Gomes da Silva o aldrabão do Dia Seguinte, Fernando Seara o asno pomposo do Prolongamento, e muito menos as cacofonias de Eduardo Barroso o talhante dos fígados. Ficam também de fora, esses por absoluta falta de espaço, as redundâncias do Gabriel Alves, as bacoradas de Jorge Jesus, os disparates do intestino delgado, e os vómitos semanais da parelha Leonor Pinhão/Miguel Sousa Tavares. Para estes a minha gargalhada de desprezo.

Estamos na silly season onde tudo é permitido, mesmo construir um texto com base em expressões do nosso futebolês. É como a letra de uma canção ou fazer um bolo? Pensa-se numas dezenas de termos típicos, mistura-se com 125gr de manteiga, o mesmo de açúcar e farinha, a que se juntam 6 gemas batidas. Está criado o monstro. Depois é só expurgar algumas palavras, as que sobram podem rimar ou não, arranjar um refrão que fique no ouvido, vai ao forno 20 minutos em lume brando e voilá. No final desenforma-se, barra-se com as claras batidas em castelo e coloca-se Vítor Pereira, o benfiquista do clube da treta, no topo, vestido de anjinho.
Vejam lá que até o special one se meteu connosco. E tudo por causa do valor do passe de Imbula. O homem esquece-se que se não fosse o nosso clube a esta hora estava a treinar o Setúbal. Quando veio para cá só conhecia clubes do meio da tabela, como o Benfica e o Leiria. Com Jorge Mendes forma a dupla dos maiores ricaços que andam no futebol. E não se lhe negando mérito desportivo é odiado por meio mundo da bola, desde os jornaleiros dos pasquins internacionais até presidentes e jogadores de topo.

A última vítima foi Casillas que até nem é mau de todo, pelo menos não faz rodriguinhos como o Helton. Agora que temos o Imbula a servir de tampão e o Indi uma força da natureza, vamos bater o record de menos golos sofridos. E já viram que meio campo com passes à flor da relva, André a carregar o piano, Bueno a abrir espaços para os alas entrarem, e Ruben Neves a inventar passes verticais para o futuro ponta-de-lança mistério?

Por enquanto ainda só jogámos a feijões mas quando isto for a sério temos que entrar em campo à Ramaldense. Ou passa o homem ou passa a bola. Lá atrás não haverá problemas. Uma defesa em bloco alto, Maxi à sarrafada, Sandro nas transições, e duas torres ao centro que até podem fazer roque como no xadrez para dobrar os laterais ou quando necessário irem receber o chuveirinho na marca de grande penalidade. Agora sem Quaresma há menos trivelas para as nuvens. Não podemos é ficar a seco. Os Super Dragões e o Colectivo apoiam a equipa como sempre. Temos que fazer daquilo um Dragon Hell.

Ricardo, sempre-em-pé, Brahimi vagabundo da área, Danilo um puro-sangue e Aboubakar uma seta apontada à baliza. E Bueno pode jogar nas costas dele. Mesmo que Tello, Herrera ou Varela sejam uns tropeções, André Silva pode ser a arma secreta desta época a aparecer no espaço vazio. Gostava que fossem todos vedetas, trabalhassem como mouros, e conseguissem dar-a-volta-ao-texto! Nada de lateralizar a bola! Jogar em pressão alta e todo o gás. A maior dúvida para mim é Imbula. Não veio da alta-roda mas tenho uma fezada no homem.
Viram como o orelhas consegue ter colinho outra vez? O homem joga sem bola, move-se na sombra, refresca a equipa, prepara-se para o triplete enquanto nós andamos a pastar em campo. Joga em reviengas constantes. Desta vez ainda mal começou o aquecimento e já tem 3 intocáveis na equipa-base: o presidente da FPF, um benfiquista como presidente da Liga, e o presidente da Arbitragem mais os seus cãezinhos amestrados.

Até à próxima

3 comentários:

Pedro Mota disse...

Nunca mais começa a bola a sério. Silly Season é angustiante e entediante.. Mortinho por ver Danilo e Imbula dominar o nosso meio campo e Brahimi a partir rins aos defesas..Pelo menos já temos menos um Duque para esta epoca.

Felisberto disse...

Na minha opinião o colinho tem gemeos! JJ é um analfabeto autodidacta. O homem sabe mexer-se e bem.

ega disse...

Só tenho pena que o moço dos SD, há uns anos, não ajudasse Zé Mário a melhorar a sua educação com os devidos tabefes, é que dinheiro dá quase tudo, menos saber estar. Vejam como se comportou com os mind games de Benítez, via esposa.
Creio, embora não fiando, que o Vitinho os vai ter mais apertados está época, até porque Pedro, ainda em fase de encantamento, conhece-lhe os podres e sabem como é...e até pode acontecer que o Midas das Furnas seja preso pela 2° vez...não me admiraria.