sábado, 25 de julho de 2015

Má estreia no arranque de estágio Germânico

O FC Porto perdeu pela primeira vez nesta pré-época no primeiro teste verdadeiramente exigente. A equipa de Lopetegui teve mais posse, mas foi demasiado inconsequente, tendo chegado ao intervalo a perder por 2 x 0. A entrada de Varela melhorou a equipa, mas não o suficiente para evitar o desaire. Os Dragões, ainda com muito tempo até entrarem em competição oficial, mostraram que há trabalho a fazer.
 
Se um filme se pudesse fazer sobre a pior versão do FC Porto da época passada, a primeira parte era candidata ao Óscar. Um FC Porto sem chama, sem intensidade, demasiado preso à ideia de posse e circulação e nada capaz de ameaçar o último terço, dando voltas a si mesmo num futebol que, apesar de poder ser considerado mais seguro, não o é perante equipas de maior nomeada.
 
Foi por isso que, ao intervalo, o marcador estava fixo no 2 x 0. O Mönchengladbach não foi melhor, não jogou mais e não correu mais. Mas soube quando o fazer, mantendo-se adormecido na aparência, mas desperto a qualquer erro do adversário.
 
Exemplo perfeito disso foram os golos, primeiro num erro de Ángel, depois num de Tello. É verdade que a equipa inicial apresentou muitos elementos novos e isso atenua qualquer análise - nesta altura, é tudo menos correcto tirar ilações. Mas que as falhas existiram, lá isso existiram...
 
No plano táctico, Lopetegui experenciou. Começou num 4x1x3x2, com Sérgio Oliveira a 10 e Tello na companhia a Aboubakar, mas voltou depois ao 4x3x3 mais clássico, se bem que com a incapacidade num dos flancos, onde Evandro foi colocado. O Brasileiro claramente é jogador para actuar no miolo.
 
A segunda parte já foi bem melhor por parte dos Dragões. Vários jogadores entraram, mas Varela foi o que melhor se apresentou. O internacional Português está empenhado em ganhar a confiança de Lopetegui e a equipa agradece.
 
Consigo, a equipa ganhou maior verticalidade no futebol, maior largura no campo e maior imprevisibilidade. Os colegas agradeceram quase todos: Ricardo Pereira parecia outro, bem mais alegre a subir, Aboubakar reduziu após cruzamento do Português e só Brahimi não conseguiu pulverizar o fluxo futebolístico criado na direita.
 
Entretanto, mais substituições aconteceram e o melhor período do FC Porto chegou ao fim. Os Alemães, sempre dispostos a estar na expectativa, mantinham o bloco compacto e corrigiram as deficiências do lado esquerdo da defesa. Depois, conseguiam novamente explorar as falhas a meio-campo dos Dragões para as saídas em contra-ataque.
 
Ao contrário da primeira parte, não conseguiram a mesma eficácia e permitiram a Casillas brilhar ao evitar o terceiro. Ainda assim, a vitória ficaria para os donos do Borussia Park.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Marcano

4 comentários:

Anónimo disse...

Achei o FCPorto vulnerável nas laterais defensivas.
Espero que as experiências não se arrastem pela época, como o ano passado.
José Angel, Campanã, Adrian Lopez, Andrés Fernandez, tudo jogadores que o iluminado, o fantástico o génio, Sr Lopetegui fez o FCPorto contratar.

Luís (O do Sérgio Conceição)

Pedro Silva disse...

@ Luís

Sobre este jogo já disse o que tinha a dizer aqui: http://ogatonotelhado.blogs.sapo.pt/aprender-com-os-erros-189899

Apenas considero injusto a analise que faz do Ángel não obstante este estar a demonstrar cada vez menos vontade de estar no Dragão. Estamos na Pré temporada e muita coisa vai acontecer.

Quanto a Julen e as suas escolhas, diga-me o nome de um único Treinador que tenha acertado em todas as suas contratações. Isto porque temos o dever de criticar e de chamar à atenção o Treinador, mas temos de ter alguma razão quando o fazemos.

Anónimo disse...

Sr Pedro Silva, se ter perdido tudo, com jogadores que faziam inveja ao Sr Paulo Fonseca, não é razão suficiente para criticar o Sr Lopetegui, então não sei mesmo, o que é ter razão.
É o Sr Lopetegui quem vai pagar o prejuízo que foi Adrian Lopez?

Luís (O do Sérgio Conceição)

Pedro Silva disse...

@ Luís

Agradeço profundamente o respeito demonstrado, mas escusa de recorrer ao "Sr.". Não é necessária tanta formalidade.

"se ter perdido tudo, com jogadores que faziam inveja ao Sr Paulo Fonseca, não é razão suficiente para criticar o Sr Lopetegui"

Se segue a minha escrita neste Blog sabe bem que lhe direi que tem razão.

"É o Sr Lopetegui quem vai pagar o prejuízo que foi Adrian Lopez?"

E é aqui que lhe retiro toda a razão na crítica que faz a Lopetegui.

É de todo impossível determinar-se à partida que o jogador A ou B irá ter uma elevada perfomance no FC Porto. Para mais já aconteceu a alguns Jogadores que passaram sem sucesso pelo Dragão terem sido excelentes em outros Campeonatos (por exemplo, Fabiano que brilhou no Sevilha). Nestas coisas da contratação de Atletas nem tudo é a preto e branco.

Por acaso eu estava de pé atrás aquando da contratação de Ádrian pois sabia que este era algo inconstante, mas dei-lhe o benefício da dúvida e o Atleta mostrou, por mais do que uma vez, que não quer estar no FC Porto e como tal cabe agora ao FC Porto procurar uma solução para o problema. Da mesma forma que arranjou solução para o problema Quintero e outros tantos que passaram pela Invicta sem o rendimento desejado.