sábado, 27 de junho de 2015

Futebol Clube do Porto 2014/15 (VIII)

Para encerrar o capítulo Julen Lopetegui falta-me falar aqui de algumas “arestas” que acho que o Espanhol terá de “limar” se quiser ter sucesso na Temporada que se avizinha.
 
A primeira destas “arestas” prende-se com a sua incapacidade de lidar com a pressão durante os jogos. Muitos de nós adeptos desvalorizamos este facto, mas todo e qualquer Treinador fica exposto a uma enorme pressão sempre que se senta no Banco de Suplentes durante uma partida de futebol. E tal é assim porque um jogo de futebol é tudo menos previsível.
Podemos preparar o próximo jogo com o maior dos afincos e cuidado, mas haverá sempre uma lesão inesperada, um Jogador com menos vontade de trabalhar, uma alteração táctica de última hora, uma bola que bate na barra e não entra, etc., etc. E Julen trabalha muito bem a parte da preparação dos jogos mas depois peca durante os 90 e poucos minutos da partida. Lembro-me bem da impotência de Lopetegui na Madeira quando o Futebol Clube do Porto estava emparado a uma bola e a precisar da intervenção do seu Treinador para que o seu jogo voltasse a ser pausado e dominante.
 
E trouxe aqui este exemplo do CD Nacional porque foi um dos momentos em que os Dragões poderiam, se tivessem vencido, colocar uma enorme pressão sobre o SL Benfica obrigando desta forma a que o jogo da Luz decidisse o Título de Campeão. E tudo parecia indiciar que caso os Benfiquistas fossem muito pressionados iriam “quebrar” na Luz, tal como sucedeu num passado não muito distante.
 
Em suma, sou da opinião de que Julen deve encontrar uma melhor forma de lidar com a pressão dos jogos. Não estou com isto a dizer que deva encontrar uma fórmula infalível para tal até porque isto é impossível /nem José Mourinho consegue fazer tal), mas penso que é importante que Julen consiga ter a capacidade de serenar/espevitar/consolidar a equipa quando ela precisar em vez de a deixar à deriva.
Apesar de tudo o que já aqui escrevi sobre Julen Lopetegui (para mim o Basco com “B” grande porque conquistou o meu respeito) é hoje um Treinador mais completo. 
 
O Basco chegou ao Porto com uma ideia errada do nosso Campeonato, ideia esta que fez com que este o abordasse de uma maneira errada, mas sou da opinião de que Julen aprendeu e percebeu que para se ganhar cá pelo nosso pequeno Burgo não lhe basta a sua enorme competência de Seleccionador que tantos Títulos lhe deu no passado e que valeu ao Clube Azul e Branco uma boa participação na Liga dos Campeões.
 
Em resumo, Julen é um Treinador em “construção”, ambicioso, algo teimoso, que trabalha e evolui os seus Atletas, detentor de uma forte personalidade e justo porque dá oportunidade a todo de mostrarem o seu valor. O Basco não merece nem met6ade dos insultos que a Bluegosfera lhe dirige diariamente, mas este tem de melhorar em muitos aspectos se quiser ter sucesso no Clube tão habituado a ganhar como o Futebol clube do Porto.

2 comentários:

Jorge Vassalo disse...

Meu caro,

Como resolver a apatia de jogadores? Tudo ao estalo? Não me lembro de ver nele más opções de banco na Madeira. O Pedro não teria posto o Quintero para abrir a lata?

Talvez Lopetegui fique tão furioso que seja absurdo, mas há um pormenor que soube recentemente e que, para mim, muda todo o paradigma: Os jogadores receberam prémios de vitória para os jogos da Champions, mas não para campeonato ou Taça de Portugal. Isso explica muito, para mim.

Os jogos da Madeira precisam de jogadores mais motivados. E, concordando consigo, um treinador que incuta espírito vencedor.

Eu sei que está a haver muita "aportuguesação" do plantel. Mas acho que isso vai ser decisivo nos jogos - 3! 12 pontos! - na Madeira. Para mim, a chave do campeonato foi aí.

E há que saber dar a volta a um resultado. Menos lateralização, mais jogo diversificado. Concordo.

Abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo | Porto Universal

Anónimo disse...

O facto de o FCPorto apostar num treinador em construção, fatalmente, sujeito a muitos equívocos, foi coisa que nunca compreendi, pois no FCPorto existe pouca tolerância para os erros, o que interessa é vencer. Por outro lado, o que ganhou o FCPorto em optar pelo Sr Lopetegui, sem experiência do futebol português, em detrimento de Ruí Vitória ou Marco Silva. O que perdeu sei eu, foi tudo.

Luís (O do Sérgio Conceição ou Marco Silva)