domingo, 28 de junho de 2015

Como "atropelar" a Alemanha em 5 lições

Quem diria, antes do jogo, que Portugal estaria a vencer a Alemanha por 3 x 0 ao intervalo? E que logo no primeiro minuto da segunda parte chegaria ao 4 x 0? E que ainda haveria tempo para chegar à mão cheia de golos? Ninguém, seguramente. No entanto, esse cenário foi real e, acima de tudo, não aconteceu por fruto do acaso. A Selecção orientada por Rui Jorge foi claramente superior aos Alemães e todos os golos marcados foram justíssimos. Em suma, o resultado gordo não deixa qualquer motivo para contestação numa tarde para mais tarde recordar.
 
Foram três golos apontados na primeira parte, mas até podiam ter sido mais. Isto porque a primeira ocasião de verdadeiro perigo saiu dos pés de Sérgio Oliveira, que depois de um excelente trabalho na direita de Ricardo Esgaio e de Ricardo Pereira, rematou com força mas ao poste. A bola não entrou, mas não demoraria muito para que tal acontecesse.
 
Bernardo Silva foi quem abriu as hostilidades aos 25 minutos, com um remate executado dentro da área que não deu qualquer hipótese de defesa a Ter Stegen. Na verdade, o guarda-redes Alemão que recentemente se sagrou Campeão Europeu pelo Barcelona nada pôde fazer em todos os golos sofridos. Por isso limitou-se a ser mero espectador e a ver a bola entrar no 2 x 0, aos 33 minutos, assinado por Ricardo Pereira, que empurrou o esférico para o fundo da baliza na sequência de um canto, e no 3 x 0, já no período de compensação da primeira parte, num remate indefensável de Ivan Cavaleiro.
 
Refira-se, no entanto, que entre o segundo e o terceiro golo de Portugal surgiu a única situação de golo para a Alemanha marcar. Foi através de um remate de fora da área de Joshua Kimmich, ao qual José Sá correspondeu com uma bela defesa. O guardião Português mostrou estar atento num jogo em que teve muito menos trabalho do que estava à espera, mas se tal aconteceu foi muito por culpa de uma bela exibição do sector mais recuado, mais concretamente de Paulo Oliveira – verdadeiramente imperial em todos os lances.
 
Ao intervalo, o Selecionador Alemão fez entrar Max Meyer, jogador que com alguma surpresa iniciou o jogo no banco, mas o futuro das duas Selecções já estava praticamente definido e ainda mais ficou no primeiro minuto da etapa complementar. Bernardo Silva arrancou com a bola, entregou-a a Ricardo Pereira e este viu João Mário em boa situação. O médio do Sporting arriscou o remate e marcou, contando ainda com a felicidade de ver a bola bater num defesa e desviar a trajectória. Uma vez mais, Ter Stegen mais não pôde fazer do que limitar-se a ver a bola entrar.
 
O primeiro finalista do Campeonato da Europa foi encontrado cedo e a partir dos 50 minutos claramente passou a haver uma gestão do resultado e dos jogadores. João Cancelo teve oportunidade de se estrear, assim como Ricardo Horta. E os dois jogadores lançados por Rui Jorge na segunda parte foram intervenientes diretos no quinto golo. Após jogada individual de Rafa, que também ele entrou na etapa complementar, Cancelo cruzou desde o lado esquerdo e Horta, com um toque de classe, fez Portugal chegar à mão cheia de golos.
 
Portugal deu uma lição de superioridade à Alemanha e agora tem toda a legitimidade para sonhar com a conquista do Europeu, um feito que, a acontecer, será inédito na história do futebol Português. A única presença na Final da competição aconteceu em 1994, com a geração de Luís Figo, Rui Costa, João Vieira Pinto e companhia. Mas hoje, mais do que a ilusão, existe a consciência real de que Portugal tem tudo para ser campeão da Europa. Que o diga a Alemanha!
 
Retirado de zerozero

Melhor em Campo: Sérgio Oliveira

2 comentários:

Manuel disse...

Eu diria mais, como enganar os adeptos sérios e honestos do FCP!

"Vocês são aldrabões e mentirosos, inventam factos para desviar daquilo que o empresário ameaçou revelar, que não tem nada a ver com a venda do jogador, tem a ver com processos mafiosos e pouco limpos - fuga de capitais e ao fisco - que toda a gente conhece há muito tempo e que têm sido mantidos +- escondidos. Isso é que seria interessante que fosse revelado.
Os adeptos honestos do clube também querem saber mas vocês são cúmplices do que se passa há muito tempo no Porto.

1. O AM não procurou baixar nada pois bate a cláusula e paga a pronto os 35M. Porque dizem que os valores são inferiores aos do Milão? Mentirosos!

2. Ao contrário do Milão que não batia a cláusula e pagava faseado como veio a público! Mentirosos!

3. Porque afirmam que o AM paga mal quando batia a cláusula de rescisão? O vosso problema é que o Porto tem uma dívida de 11M do Adrián que terá de ser paga este verão ao AM e será naturalmente descontada da venda. E isso PC não quer porque é caloteiro!

4. Porque é que o negócio é perigoso? Porque PC tinha acordado com Galiani, dois mafiosos que se conhecem há muito tempo, receber algum por debaixo da mesa. O negócio foi-se!

5. Em que é que o jogador não cumpriu? Onde está a sua rebelião? Foi-lhe dito para procurar clube (ele próprio o referiu), foi o que ele fez, a vontade do jogador é soberana, ele tem o direito de escolher para onde quer ir jogar. Obrigar um jogador contra a sua vontade é ilegal e anti-constitucional.

6. Porque é que mentem dizendo que interessa ao empresário que o jogador fique mais um ano quando toda a gente sabe que isso não é verdade. O Jogador e o empresário já queriam que saísse o ano passado e só ficou porque lhe prometeram 5% da futura venda a ser feita este ano.

7. Quais foram as pressões públicas do empresário? Contar algumas verdades quando a direção do clube numa tentativa de chantagem e de não cumprimento do acordado recusa-se a receber e a aceitar as condições do pagamento da cláusula?

8. A única verdade que disseram é que a sua saída é inevitável, nas não virá nenhum Oliver. Esqueçam! Aldrabões!

9. Não há nada a apontar à SAD? Hipócritas! Se fossem sérios não faria qualquer diferença o clube para onde ele vai desde que a cláusula fosse batida!

Irei guardar este meu comentário e irei publicá-lo noutros blogues para mostrar a vossa desonestidade, mentira e má fé! Aldrabões e corruptos!
O vosso fim está cada vez mais perto, só se enterram cada vez mais. Já o digo há anos e vocês são testemunhas disso, mesmo que não publiquem, que é para o lado que eu durmo melhor!!
Já viram a quantidade cada vez maior de jogadores que se recusam vir jogar para o Porto? As pessoas não são parvas, percebem o que se passa, a informação está acessível a todos, as pessoas falam e informam-se e a vossa imagem tem-se deteriorado ano pós ano!"



Penta disse...

está um cheiro nauseabundo, a tresandar a propaganda lampiónica, nesta caixa de comentários, que não se pode.
e vou ignorar os insultos que indirectamente me dedicou, apelidando-me de "corrupto", de "aldrabão" e de "mentiroso", para não cair na tentação de o mandar para três ou quatro sítios que eu cá sei.

Miguel Lima | Tomo III