segunda-feira, 18 de maio de 2015

Como entregar o Título ao Rival

Terminou no Estádio do Restelo a possibilidade do FC Porto continuar a lutar pelo título. A uma jornada do término do Campeonato, os comandados de Julen Lopetegui não foram capazes de ganhar ao Belenenses num jogo em que cometeram diversos erros ao nível do passe e em que acabaram traídos por um deles. O empate a uma bola desliga os Dragões de uma temporada em que não conseguiram alcançar qualquer título e mantém o Belenenses com hipóteses matemáticas de chegar à Europa.
 
O Belenenses entrou melhor na partida e nos primeiros minutos beneficiou de duas boas ocasiões para inaugurar o marcador, tendo em ambas Abel Camará como protagonista. Uma aconteceu por mérito próprio de uma boa entrada e outra por pura distração de Ricardo Quaresma, que na tentativa de atrasar a bola de cabeça acabou por...isolar o atacante da turma do Restelo.
 
No entanto, à passagem dos 25 minutos Rúben Neves procurou utilizar a meia distância para chamar a atenção de Ventura, guarda-redes do Belenenses. O remate do médio Português saiu ao lado, mas serviu de mote para os Dragões darem mais velocidade ao seu jogo e assim conseguirem subir mais no terreno, tendo criado a grande situação para marcar por intermédio de Herrera, que após passe de Óliver Torres procurou 'picar' a bola por cima de Ventura, mas esta saiu ao lado.
 
Fábio Sturgeon, a seguir ao lance do Mexicano, ainda ameaçou o empate num lance em que surgiu isolado, tirou Helton do caminho mas o remate posterior, feito de um ângulo difícil, saiu ao lado. Faltavam cerca de 15 minutos para o término da primeira parte e a partir daí o FC Porto assumiu em definitivo o controlo do jogo.
 
Óliver Torres, Quaresma, Jackson Martínez e Brahimi conseguiram imprimir um ritmo superior ao jogo dos Dragões nesse período e o golo acabou por surgir a um minuto do intervalo, com Gonçalo Brandão a ter um desvio voluntário na bola para dentro da baliza, num movimento em que o defesa procurava antecipar-se a Jackson Martínez.
 
No segundo tempo, o FC Porto conseguiu ter um maior controlo sobre o encontro, mas o 1 x 0 permitia ao Belenenses continuar a pensar no empate. Jorge Simão procurou partir mais o jogo com as entradas de Dálcio e Tiago Caeiro, mas Julen Lopetegui respondeu com as entradas de Evandro, para equilibrar o meio campo, e Hernâni, com o intuito de dar nova velocidade ao corredor direito.
 
Com isto, os Dragões mantiveram mais tempo a posse de bola e, ao mesmo tempo, o adversário longe da baliza, não havendo memória de uma ocasião de verdadeiro perigo junto à baliza de Helton. Mas o FC Porto desde o início que mostrava uma imprecisão no passe fora do normal e os erros que se foram acumulando ao longo da partida acabaram por traí-los, pois foi na sequência de um deles que o Belenenses aproveitou para marcar, embora mérito tenha que ser dado à jogada construída pelos da casa e que foi finalizada por Tiago Caeiro.
 
O título perdia-se irremediavelmente aí. Lopetegui de imediato mandou entrar Adrián López mas já nada mais havia a fazer. O avançado Espanhol ainda tirou um excelente cruzamento para Jackson Martínez, mas o Colombiano, apenas com a baliza pela frente e sem qualquer marcação, não fez melhor do que cabecear por cima.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Oliver Torres

3 comentários:

Carrela disse...

Não vi o jogo...

Mas depois do que se passou é possível eleger um melhor em campo?

Que vergonhosa forma de acabar o campeonato...........................

Anónimo disse...

O FCPorto tem de ter na próxima época um treinador capaz. Sérgio Conceição, Ruí Vitória, ou Pedro Martins são incomparavelmente melhores que o Sr Lopetegui, que perdeu duas vezes com o Marítimo uma para o Campeonato outra para a Taça da Liga, perdeu em casa com o Sporting para a Taça de Portugal e perdeu para o Campeonato com os falidos.

Carrela disse...

Anónimo, o Sérgio Conceição numa equipa como o Braga e com vários jogadores bons e desejados fica a 24 pontos do Porto, o que faz dele melhor? Ora explique lá porque por mais boa vontade que tenha não consigo...
Obrigado!