domingo, 26 de abril de 2015

Dia (D)ragão

Hoje o Futebol Clube do Porto terá pela frente mais que um jogo. Toda uma temporada estará em jogo mais logo numa partida que irá, com toda certeza, marcar o futuro de uma equipa e de um projecto que foi pensado a longo prazo mas que necessita do sucesso do curto prazo para poder sobreviver ou não fosse o futebol um desporto cruel. Para mais vencer os jogos contra o eterno rival Benfica são uma questão de “Vida ou Morte” .
 
Ora para além de tudo o já aqui foi dito existe ainda o facto de que um empate ou uma derrota Azul e Branca praticamente que entrega o título de Campeão ao SL Benfica. Cabe a Julen Lopetegui e “sus muchachos” fazer o possível e o impossível para que nada disto aconteça impondo na Luz aquilo que já muitas vezes o Dragão fez: Vencer!
 
Este é jogo onde não pode aparecer uma “lopeteguice” e onde a equipa que entrar em campo terá de dar tudo por tudo pela camisola Azul e Branca que enverga. O lema “Somos Porto!” terá de estar no relvado da Luz porque os bravos Guerreiros do Norte irão ter de lutar contra tudo e contra todos num ambiente que tenderá a “inclinar” o campo para a equipa da casa (como se já não bastasse o habitual “colinho”). 
 
Em suma este é jogo onde gabarolices á moda de Manuel Serrão (que desgraça de adepto Portista) não podem de forma alguma marcar presença em campo e no subconsciente de todos. Vai ser preciso lutar muito e correr até á exaustão para que o orgulho de uma cidade cujo símbolo faz parte do emblema do Futebol Clube do Porto saia por cima nesta deslocação à Capital.
 
Sobre o adversário de mais logo há que dizer que tem feito muito com tão pouco. Eliminado desde muito cedo da Liga dos Campeões e Taça de Portugal, Jorge Jesus tem tido tempo e “espaço de manobra” para poder concentrar toda a sua atenção no Campeonato que lidera por culpa própria, ajuda de algumas arbitragens e muitas “Lopeteguices”. 
 
Apesar de tudo o actual Benfica tem algumas fraquezas que bem exploradas pelos Portistas poderão dar a vitória que todos desejamos. O ponto mais fraco é o meio campo onde Jorge Jesus têm poucas opões. Talisca parece estar a atravessar um mau momento de forma depois de ter estado em alta uma grande parte da época. Samaris bate mais do que joga e Rúben Amorim (provável opção devido á lesão de Sálvio) não tem ritmo de jogo e tal poderá ser fatal numa partida tão importante como a de hoje.
 
Os pontos fortes do Benfica são a defesa que tem um Guarda-redes de classe mundial e uma linha defensiva experiente que praticamente “joga de olhos fechados” e o ataque que embora não sendo de grande qualidade é de uma eficácia tremenda pois não é por mero acaso que Jonas tem marcado tantos golos… Julen Lopetegui deverá ter cuidados especiais com estes dois importantíssimos aspectos.
 
Danilo e Alex Sandro, que não participaram no jogo de terça-feira frente ao Bayern Munique, devido a castigo, estão de regresso à Lista de Convocados do FC Porto para esta deslocação ao terreno do Benfica (17H), a contar para a 30.ª jornada da Liga NOS. Em sentido inverso, saem dos eleitos o guarda-redes Ricardo Nunes, o defesa Reyes e o avançado Gonçalo Paciência, do FC Porto B. 
 
Lista de 19 convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Evandro, Herrera, Hernâni, Ricardo, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves e Aboubakar.
 
Onze provável (4x3x3). Fabiano, Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Rúben Neves, Oliver Torres, Brahimi, Quaresma e Jackson.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Benfica eliminado desde muito cedo na taça da liga?" Como, se está na final?

Pedro Silva disse...

Mea culpa.

O erro já foi corrigido. Grato pela chamada de atenção.