segunda-feira, 30 de março de 2015

Eis a Liderança

Não foi simples muito menos fácil para a Selecção vencer por 2 x 1, no Estádio da Luz e passar para a frente do Grupo I de qualificação para o Euro 2016. A verdade é que a turma das Quinas derrotou os Sérvios, na Capital Portuguesa, e este triunfo será, por certo, fundamental nas contas finais rumo ao apuramento. Ricardo Carvalho e Coentrão fizeram os golos Portugueses, Matic o tento Sérvio.
 
O Estádio da Luz estava à pinha, com milhares a gritar bem alto pela Selecção, quando Cristiano Ronaldo e companhia avançaram para o relvado. O objectivo era claro: vencer. Sem Fernando Santos no banco, os jogadores catapultaram a equipa para uma ofensiva sobre as linhas recuadas dos Sérvios que tinham no ex-benfiquista Matic uma espécie de pronto-socorro.
 
Em busca de rigor defensivo, a equipa dos Balcãs tentava refrear o ímpeto atacante com que Portugal se apresentou. Mas não era fácil. Com alguns momentos de aceleração pelos flancos, Portugal tentava desmontar o bloco defensivo Sérvio, que entregou as despesas de jogo à turma Lusa.
 
A jogar num clássico 4x4x2 losango (Danny e Ronaldo na frente, Coentrão e Nani nas laterais), a equipa das Quinas não precisou de muito para chegar com sucesso à baliza Sérvia. Aos 10 minutos, Ricardo Carvalho, solto de marcação na área, abriu o activo de cabeça e deixou em festa os adeptos Lusos. O central do Monaco acabaria por sair lesionado, logo depois, tendo entrado para o seu lugar José Fonte.
 
A Sérvia reagiu bem ao golo sofrido e ia chegando com relativo perigo às imediações da área de Rui Patrício, embora o jogo fosse caindo de intensidade. Era preciso um abanão no jogo e ele foi dado por Ronaldo que, à passagem da meia hora, disparou com força e colocação às redes de Vladimir Stojković. A verdade é que a Selecção Nacional Portuguesa recuperou o controlo da partida e chegou ao intervalo a vencer pela margem mínima.
 
No reatamento, duas equipas mais preocupadas em defender do que em atacar, com o jogo mais adormecido. Muita circulação de parte a parte mas a bola quase sempre longe das balizas. Portugal foi recuando e quando deu conta já Matic tinha feito o empate. Aos 61', o ex-benfica, solto na área, fez um golo para mais tarde recordar. Com um remate à meia volta, ao segundo poste, o médio bateu Rui Patrício.
 
Mas o empate durou pouco. Dois minutos volvidos, Fábio Coentrão fez o 2 x 1. Ronaldo serviu Moutinho na direita, este foi ao vértice da área cruzar para Coentrão, ao segundo poste, encostar e festejar virado para o topo Sul da Luz.
 
Até final, a Sérvia ainda tentou chegar ao empate mas Portugal segurou a vantagem e passa para a liderança isolada deste Grupo I de apuramento para o Campeonato da Europa de 2016, a realizar em França.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: João Moutinho

Sem comentários: