quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Noite de Cha Cha Cha

Simples, prático e sem surpresa. O FC Porto derrotou a Académica (4 x 1) e está na próxima fase da Taça da Liga. Jackson Martínez brilhou numa noite em que jovens avançados também se mostraram em bom nível.
Entrada forte, com alguma intensidade (não muita mas nem era preciso) de um FC Porto perante uma Académica que tentou aguentar a pressão Azul e Branca mas demorou apenas seis minutos até ver Jackson Martínez abrir o marcador. Disparate de Aníbal Capela, como último homem, a permitir o roubo de bola do Colombiano, que fuzilou à entrada da área.
Sem nunca conseguir equilibrar as despesas da partida, os Estudantes viram a turma de Lopetegui valer duas virtudes. Primeiro, a circulação de bola foi rápida e pelos flancos, como se previa, com Tello muito participativo nas acções de ataque, sempre com o apoio de José Ángel, que se apresentou em bom nível mostrando que Alex Sandro tem forte concorrência pelo lugar canhoto da defesa. Depois, a formação Portista soube desmontar a teia defensiva que Paulo Sérgio criou.
Perante uma Académica que ia perdendo constantemente a bola nos raros momentos em que a tinha, a turma Azul e Branca “canalizava”, sobretudo, muito jogo pela esquerda em busca de Tello. Muito discreto estava Evandro, que não ajudava em nada no jogo entre linhas.
Ao intervalo, vantagem mínima de um FC Porto muito trabalhador perante uma Académica praticamente inofensiva e que teria de ter uma postura muito mais atrevida se quisesse levar algo da invicta.
No segundo tempo, Lopetegui trocou os extremos. Ricardo Pereira foi para a esquerda, onde mais se ia atacando no FC Porto, e Tello caiu para a direita. Mas o momento de magia da partida chegaria perto da hora de jogo. Aos 58 minutos, na sequência de um canto, Jackson bisou. Que momento sublime do Cha Cha Cha. Pela esquerda, o canto foi cobrado ao primeiro poste, onde, de primeira, o colombiano se antecipou de calcanhar, com a bola a meia altura. Golo monumental no Dragão.
O que se viu até final foi um FC Porto a ver crescer Gonçalo Paciência perante uma equipa dos Estudantes que só conseguiu reagir por M´Bala Nzola. Lance de Hugo Seco pela direita, cruzamento rasteiro para o jovem de 18 anos, que atirou para o fundo das redes de Helton. Mas a felicidade do golo dos de Coimbra demorou pouco tempo. É que Gonçalo Paciência, que tinha rendido Jackson, fez o 3 x 1. O atacante, de 20 anos, recebeu pela direita, já dentro da área, fez um drible que enganou o adversário e, em movimento para dentro, rematou para o golo.
A noite para mais tarde recordar do atacante tinha ainda novo momento reservado. Nos últimos 10 minutos, Gonçalo Paciência entrou na área e foi travado por um adversário. Grande penalidade assinalada e convertida com sucesso por Evandro, que fixou o 4 x 1 final, resultado que deixa os Portistas na próxima fase onde vão medir forças com o Marítimo. 

Retirado de zerozero 

Melhor em Campo: Jackson Martinez

2 comentários:

inconformista disse...

Chá Cha Cha! Grande taconazzo!...
Não sei bem se é o melhor plantel de sempre do fCP , mas este jogo com a Académica mostrou que o FCP tem um naipe de jogadores de imensa classe! E ainda por cima, muito jovens! Mais um grande jogo de Jose Angel! Quintero mostrou que é um artista da bola. Rubem Neves que é um jogador de primeiro plano que joga como um veterano, ainda que so tenha 18 anos! Campana que fez um gr jogo em Braga desta feita esteve mais discreto. Marcano nesse jogo de Braga também evidenciou classe e raça. É um defesa de primeira água com a vantagem de jogar em várias posições, até a trinco! Pena que Tello não tire ainda total partido da sua velocidade Estonteante, continuando a desperdiçar muitas oportunidades! @ o Rui Barros k tb era um jogador rapidíssimo que o ensine a não desviar muito a bola dos gredes!

Pedro Silva disse...

Concordo com muito do que diz no sue comentário.

Acrescento somente que o actual Plantel do FC Porto é bom (nunca será o melhor de sempre claro), mas não tem um Treinador à altura.