sábado, 22 de novembro de 2014

O irritante Lopetegui (II)

Depois de ter aqui exposto a dificuldade que me parece evidente no discurso de Julen Lopetegui, vou agora entrar em algo bem mais complexo que tem sido, na minha manifesta opinião, o Calcanhar de Aquiles do Treinador Basco.

Ponto prévio; ouvi num lugar que agora não me recordo que Julen Lopetegui veio treinar para Portugal convicto de que a Liga Portuguesa era fácil. E não será difícil discordar e duvidar desta ideia pois há não muito tempo Óliver Torres afirmou publicamente que a Liga Lusa era mais fácil que a Espanhola. Obviamente que tanto o Mister como o Atleta já aprenderam a devida lição e perceberam que afinal a Liga Portuguesa não é assim tão acessível.
Julen chegou à Invicta com uma ideia: fazer do FC Porto o FC Barcelona de Pep Guardiola. A ideia é boa som sombra de dúvida pois todos nos recordamos da eficácia daquele Barcelona que “limpou” tudo em Espanha e não só, só que Guardiola conseguiu tal feito porque tinha nas suas mãos uma tripla de estrelas de nome Iniesta, Xavi e Messi que jogam de olhos fechados desde os tempos da formação.

Coisa que no FC Porto Lopetegui não tem evidentemente. Brahimi resolve, Quaresma de quando em vez dá um ar da sua graça, Quintero idem aspas, aspas mas não será disparate algum dizer que o actual Dragão é ainda jovem e está em fase de construção. Como tal será exigível alguma estabilidade em termos de onze. Ou melhor, seria importante que houvesse um onze base que tivesse sido definido na pré época e aperfeiçoado ao longo da época em curso. Algo que Julen não fez e quando parece estar a emendar o erro, eis que volta a fazer a mesma asneira. 

Felizmente que a tal de rotatividade extrema ficou pelo caminho. Mas foi preciso o Clube Portista ter sido eliminado da Taça de Portugal no Dragão para que Julen percebesse que era impossível trabalhar a sua jovem equipa mudando-a todas as semanas. Mas bem que se poderia ter evitado este enorme prejuízo que tanta mossa fez ao Clube na sua generalidade.

Não sei o que se passa nos treinos da equipa Azule Branca, mas porquê mudar a equipa quando tudo vinha a correr bem desde a partida em Arouca? E tenhamos em consideração que o Dragão está a correr atrás do prejuízo na Liga Portuguesa ou não estivesse uns pontos atrás do primeiro classificado.

E não, não está em segundo lugar somente por culpa das arbitragens. Se o Espanhol não tivesse sido teimoso q.b. se calhar nesta altura do Campeonato estaria a liderar o Campeonato com uma margem confortável.
O último ponto de que queria aqui falar, que já aqui abordei, prende-se com a dependência de Brahimi. Se o plantel Azul e Branco não contasse com Jogadores de qualidade como Quintero, Quaresma, Tello e outros tais eu ainda percebia esta dependência do Argelino, mas não é isto que temos visto nos últimos jogos. Se Brahimi está bem o FC Porto vence e convence, se Brahimi tem uma partida menos conseguida é o ai jesus a ver se alguém marca de ressalto tal como sucedeu no último jogo ante o Estoril.

Será bom que Lopetegui resolva esta questão antes de Janeiro, porque Brahimi vai jogar na CAN e tendo em consideração aquilo que a Argélia fez no passado Mundial tão cedo o Atleta não regressará ao Futebol Clube do Porto…

2 comentários:

Penta disse...

@ Pedro

compreendo perfeitamente que este e o teu espaco.
respeito a tua opiniao mas discordo totalmente dela.
nao sei se havera terceira parte mas eu ja tive a minha dose e dispenso-a.

tudo o que penso sobre o que expuseste o teu homonimo ja o disse em comentarios anteriores e que eu secundo.

no meu entendimento, este ano temos treinador! ainda iremos ter muitas alegrias.

por ultimo, nao me leves a mal a critica, mas foi gracas a escritos como este, que nada contribuem e nao tem nada de positivo, que abandonei espacos mais dados a reflexoes e teorizacoes da treta.

Miguel | Tomo II

Pedro Silva disse...

Miguel não posso levar a mal a opinião de alguém que pensa de maneira diferente. Assim como ninguém me poderá levar a mal por expor aquilo que penso.

O que eu sei é que "cada cabeça, sua sentença".

E sei também que existe por esta Bluegosfera fora escritos sobre Lopetegui sem fundamento algum. Isto na minha opinião claro. Opinião que não tem de vincular seja quem for nem apelidar a opinião de outrem seja do que for.

Não sei se temos Treinador. As contas faço-as no fim. O que não invalida que não teca as critica que ache serem necessárias.

Agora o que eu sei é que este fim-de-semana está a ser penoso q.b. em termos futebolísticos. Isto de ver os outros a jogar sabendo que o nosso FC Porto foi eliminado da Taça de Portugal por pura aselhice custa a aceitar de bom grado... Mas isto sou eu. E ponto. Como já aqui disse: "cada cabeça, sua sentença".