terça-feira, 25 de novembro de 2014

Confirmar o óbvio

Depois de duas semanas, mais coisa menos coisa, em que o Futebol clube do Porto esteve basicamente parado no que ao futebol de primeira diz respeito, eis que o Dragão volta à competição e logo numa prova que lhe pode render muitos milhões em caso de vitória.
 
Não é preciso ser-se um grande conhecedor do Mundo da bola para se afirmar com certeza absoluta que mais logo uma vitória Azul e Branca na Bielorrússia é sinónimo de muito dinheiro. Mas mesmo muito dinheiro! E que jeito dá este vil metal que tanta falta faz aos cofres Portistas numa momento em que Portugal se encontra mergulhado numa assombrosa crise da qual parece nunca mais ter fim.
 
Mas há aqui algo de muito pertinente que ainda não foi aqui devidamente exposto. O Futebol Clube do Porto não vai jogar sozinho. Do outro lado da barricada vai estar o dono da casa emprestada BATE Borisov, crónico Campeão Bielorusso. 
 
E que dizer do BATE? Primeiro que tudo que tem levado mais vezes do que bate. Numa forma mais séria, os Campeões da gélida e distante Borisov quase só tem conhecido o amargo sabor da derrota nesta edição da Liga dos Campeões. Neste momento, a duas jornadas do final da fase de grupos da Champions, o BATE tem dois golos marcados e dezanove (sim: 19!) sofridos e só não é o último do Grupo H porque teve a proeza de já ter derrotado o Athletic Bilbao.
 
Deduzo que por esta altura já se esteja apensar que o jogo é fácil. Bem até que o poderá ser desde que a equipa de Lopetegui o demonstre em campo. E tal demonstração não será, quase de certeza, fácil. Isto porque há a questão do frio, o estado do relvado que nesta altura do ano não costuma estar em grandes condições naquele orgulhoso País do Leste e, mais importante que tudo, a condição física e mental dos Jogadores do FC Porto depois da paragem para as Selecções e folga forçada da Taça de Portugal.
 
Se Julen Lopetegui souber lidar com todos estes factores é certo que o FC Porto sairá de Minsk com uma goleada idêntica às que as outras equipas do Grupo têm alcançado ante o BATE. Já se o basco tiver dificuldade em lidar com todas estas questões, então a vitória por uma bola a zero será o cenário mais provável e não estará isenta de fortes e pesadas críticas porque o resultado de mais logo pode ser decisivo na atribuição do primeiro lugar do grupo.
 
Pelo exposto espera-se que o Basco apresente o melhor onze Portista. Um que tenha Quintero no meio campo, Tello ou Quaresma numa das faixas do ataque e Casemiro na posição 8. Poucas mexidas e nada de inventar é a fórmula de um sucesso que todo o Portista deseja para o jogo de hoje.
 
Olhando para a Lista de Convocados do Treinador Azule Branco, as inclusões de Tello e Ricardo Nunes são as novidades na dita lista elaborada por Julen Lopetegui para o jogo frente ao BATE Borisov, na Bielorrússia, que se disputa às 17H (em Portugal Continental), referente à quinta jornada do já aqui falado Grupo H da UEFA Champions League.
 
Lista de 20 convocados: Fabiano, Andrés Fernández e Ricardo Nunes (g.r.); Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Tello, Evandro, Herrera, Adrián López, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves e Aboubakar.
 
Onze provável (4x3x3): Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Rúben Neves, Casemiro, Quintero, Tello, Brahimi e Jackson.
 
Vamos tentar disponibilizar alguns streams para que possam seguir esta partida em directo. Passem pelo Blog perto da hora do jogo.

Sem comentários: