quarta-feira, 17 de setembro de 2014

“Bater” com força

Arrancou a Fase de Grupos da Liga dos Campeões. O Futebol Clube do Porto consta nesta edição como sendo um dos seus “Clientes” habituais, se bem que desta vez foi preciso passar um play-off para lá chegar. Mas uma vez nesta fase, o que interessa agora é ir o mais longe possível porque não estamos a falar de um Clube que vá á maior Competição de Clubes da Europa de vez em quando.
 
Espera-se portanto que o Dragão tenha uma caminhada digna do seu elevado prestígio internacional e como tal não há nada como arrancar com uma vitória em casa. Para além disto é mais que certo e sabido que nesta fase da competição ganhar os jogos em casa é meio caminho andando para a fase a eliminar.
 
Quis o sorteio que os Dragões tenham de medir forças com uma equipa da distante e orgulhosa Bielorrússia que dá pelo nome de Futbolniy Klub Borisov Works of Automobile and Tractor Electronic Equipment, mais conhecido por BATE Borisov.
 
Ora o BATE não é nenhum estreante nestas andanças europeias. Os palcos da Champions não são estranhos a esta equipa do Leste Europeu apesar de não ter ido muito longe. Salvo erro o BATE Borisov nunca passou da Fase de Grupos da Liga dos Campeões.
 
Temos assim que os Azuis e Brancos vão medir forças com uma equipa com relativa experiência europeia composta por um Plantel de perfeitos desconhecidos sendo que quase todos (a maioria) são Bielorussos. Há, com alguma naturalidade diga-se desde já, a perigosa tentação de achar o jogo fácil e que os três pontos ficarão no dragão com maior ou menor dificuldade.

Este pensamento de facilitismo é enganador. É um facto que o FC Porto de Lopetegui vai jogar em casa e não na fria Minsk. Assim como também é verdade que o jogo se vai disputar num relvado e não num sintético. Mas se há coisa que ficou da época passada é que não se deve nunca menosprezar os adversários e encarar todos os jogos com a maior das seriedades e empenho. Pensar desde já que o jogo vai ser complicado e difícil é, sem sombra de dúvida, o melhor dos caminhos para se chegar à vitória que todos queremos e exigimos ao nosso Futebol Clube do Porto.
 
E para este complicado jogo, onde o empate de Guimarães do passado Domingo não deve constar de forma alguma, Alex Sandro e Adrián são as novidades da Lista de Convocados do FC Porto, para a recepção (19h45) ao BATE Borisov, da primeira jornada do Grupo H da UEFA Champions League. 
 
Em relação ao último encontro, frente ao Vitória de Guimarães, José Ángel e Ricardo saem da lista elaborada por Julen Lopetegui.
 
Lista de 18 convocados: Fabiano e Andrés Fernández (g.r.); Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Tello, Evandro, Herrera, Adrián López, Alex Sandro, Rúben Neves e Aboubakar.
 
Onze provável (4x3x3): Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Rúben Neves, Herrera, Brahimi, Tello, Quaresma e Jackson.
 
Vamos tentar disponibilizar alguns streams para que possam seguir esta partida em directo. Passem pelo Blog perto da hora do jogo.

Sem comentários: