segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Pensamento da Semana: Jornalismo de treta

Não é de agora, e quem segue a minha escrita já percebeu que sou muito critico para com o Jornalismo Desportivo. Isto porque falamos de um tipo de Jornalismo que faz notícia com base nos “ses”, “talvez” e “quase certeza” porque é o que vende e o lucro, actualmente, está acima de tudo, até do dever de isenção e de informação.
 
Vem isto a respeito da última polémica sobre Ricardo Quaresma. O “Ciganito” jogou na jornada inaugural da Liga Zon Sagres, tendo inclusive albergado a braçadeira de Capitão do FC Porto, depois na deslocação a Lille entrou a poucos minutos do fim da partida e no último jogo não saiu do banco de suplentes.
 
Perante tal situação, e tendo em consideração o actual n.º de Jogadores que os Dragões têm para o ataque e o quão decisivos sãos os jogos da pré eliminatória da Champions, achei natural a situação. Para mais Quaresma não esteve grande coisa ante o CS Marítimo, sendo que me pareceu um pouco cansado.
 
Mas para um tal de BP, Jornalista Desportivo, esteve aí uma excelente oportunidade para lançar a polémica por forma a fazer uns trocos. Num saltinho de pardal Quaresma foi dado como transferido por se sentir inconformado com as opções de Lopetegui, situação que acabou por ser desmentida pelo mesmo e, nos últimos tempos, ao que parece o Capitão dos Portistas está a ser alvo de um processo disciplinar cuja razão só o ar condicionado de uma qualquer Redacção saberá qual é.
 
Sinceramente, cada vez menos levo esta gente a sério. Há anos que não gasto um cêntimo com os ditos Jornais Desportivos porque estes nada trazem de novo. E é uma pena que tenha de ser assim porque houvesse alguma ética e regulação no Jornalismo e todos sairíamos a ganhar com isto e, vez de andarmos a tentar fazer dos adeptos tolos que se enganam facilmente com balas e bolinhos.

Sem comentários: