segunda-feira, 21 de julho de 2014

Pensamento da Semana: Refreiem os ânimos

Vi o jogo que o Futebol Clube do Porto disputou na Bélgica e confesso que fiquei um pouco preocupado.

O motivo da minha preocupação não se prende de forma alguma com os disparates defensivos que a equipa levou a cabo neste jogo ante o Genk. Foram alguns e não se admitem a Atletas de Alta Competição, mas é para isto que servem este tipo de jogos e para mais este FC Porto que entrou em campo estará, muito provavelmente, longe de ser aquele que irá atacar todas as Competições em que está envolvido.

O que me perturba é, mais uma vez, a maluqueira desenfreada que está a crescer no seio da Família Portista. Um pouco á semelhança do que vimos muitas vezes acontecer no SL Benfica, que todas as épocas apresentava uma equipa de Galácticos que mais tarde não ganhava absolutamente nada criando assim um clima de frustração entre os seus adeptos.

Para mais nunca imaginei que a situação financeira do Clube Azul e Branco seria algum dia tão má ao ponto de ter de andar a valorizar Jogadores dos outros na esperança de tentar, mesmo que vagamente, aliviar a sua enorme e pesada carga salarial.

E sobre o sucedido no basquetebol nem vale a pena opinar porque para bom entendedor meia palavra basta. Deveria era haver um pouco de mais respeito pelos sócios e adeptos dado que uma justificação plausível para a não inscrição do Campeão da Proliga na Primeira Divisão seria, no mínimo, salutar e sinónimo de que os Dirigentes Portistas valorizam os adeptos e associados deste grandioso Clube que dá pelo nome de Futebol Clube do Porto.

7 comentários:

SDF disse...

"Para mais nunca imaginei que a situação financeira do Clube Azul e Branco seria algum dia tão má ao ponto de ter de andar a valorizar Jogadores dos outros na esperança de tentar, mesmo que vagamente, aliviar a sua enorme e pesada carga salarial."
Interessante como critica o entusiasmo dos adeptos e depois "bota" alarmismo naquilo que escreve!
Se não entendeu o porquê dos empréstimos, então meu caro vá tentar entender a conjuntura actual do Futebol!
Se calhar preferia que o clube gastasse milhões nesses tais emprestados e depois se fossem flops era o primeiro a vir dizer que a SAD anda a dar lucro aos amigos!
Estes empréstimos não acontecem porque o clube esta na miséria como quer fazer crer mas sim porque o mercado de transferências permite ter os jogadores sem perdas de maior e com capacidade de atestar as qualidades do jogador antes de uma eventual compra, mesmo que esse empréstimo não garanta a prioridade na compra!
Se isso não e ser inteligente e cauteloso com as finanças do clube e na gestão do mercado, então somos todos idiotas!
Se a situação financeira é tão má como diz, então o ADrian Lopez foi pago com ar e vento?? Casemiro veio para o FCP porquê? E o tello porque veio quando nessa Europa fora havia mais clubes interessados?
O problema é que poucos clubes podem pagar salários como o de casemiros e tellos, esta tudo em contenção e quem tem dinheiro esta servido!
Ainda acha que a situação financeira do FCP é má? Se assim fosse o próprio SLB no empréstimo do casemiro tinha nos passado a perna, mas esses tem que abater o passivo e o BES esta nas ruas da amargura, ou seja, acabou-se lhes a mama!
Não tente alarmar os Portistas menos atentos tem razão no que diz quanto ao entusiasmo exacerbado de certos portistas,mas financeiramente ja chega a comunicação social que esta a tentar colocar o FCP ao nivel do SLB para se justificar as vendas ao desbarato!
Peço desculpa se fui demasiado agressivo mas no que diz respeito a portistas a criticar o próprio clube de forma fácil tira me do serio!

Pedro Silva disse...

@ SDF
“Peço desculpa se fui demasiado agressivo mas no que diz respeito a portistas a criticar o próprio clube de forma fácil tira me do serio!”

Caríssimo antes de mais não tem que pedir desculpas. O seu comentário não foi abusivo e muito menos ofensivo.

O que está explicita no texto é uma crítica sim. Mas longe de ser fácil! É uma crítica muito complicada de se fazer, mas é assim que eu vejo a actualidade financeira do nosso Clube. A coisa está má e já vamos ver porquê.

“Se não entendeu o porquê dos empréstimos, então meu caro vá tentar entender a conjuntura actual do Futebol!
Se calhar preferia que o clube gastasse milhões nesses tais emprestados e depois se fossem flops era o primeiro a vir dizer que a SAD anda a dar lucro aos amigos!
Estes empréstimos não acontecem porque o clube esta na miséria como quer fazer crer mas sim porque o mercado de transferências permite ter os jogadores sem perdas de maior e com capacidade de atestar as qualidades do jogador antes de uma eventual compra, mesmo que esse empréstimo não garanta a prioridade na compra!
Se isso não e ser inteligente e cauteloso com as finanças do clube e na gestão do mercado, então somos todos idiotas!”


Já levo uns anitos nesta vida de adepto e Associado do FC Porto. Há quem leve muito mais do que eu mas uma coisa é certa sempre vi o nosso Futebol Clube do Porto contratar barato e vender caro.

E nem preciso de recordar aqui os milhões que foram sendo feitos ao longo destes grandiosos anos de Pinto da Costa como Presidente do FC Porto onde poucas foram as vezes em que não se escreveu a História do Clube em páginas douradas a nível desportivo. Já a nível financeiro não me recordo de ver o Clube com “finanças folgadas”. Nem quando ganhou a Liga dos Campeões e a Liga Europa, Competições que costumam dar sempre um lucro bastante proveitoso.

Para mais é um facto que pelo Dragão se paga bem. Senão de outra forma Lucho, Lisandro, Álvaro Pereira, Falcao, Jackson e outros por aí adiante nuca teriam vindo para o Porto. Mas sempre se viveu na corda bamba dado que isto do Passivo elevado é coisa que não é dos tempos conturbados em que vivemos agora. José Lima, outro Cronista daqui do Mística, já falou nisto por mais que uma vez e inclusive já fez as contas e este ano o FC Porto vai apresentar um Passivo de 30 milhões de Euros! Não é por mero acaso que Adelino Caldeira bateu com a porta.

E vai-me desculpar, mas apostar por exemplo num Jogador de nome Tello que se fizer uma boa época no Dragão regressa de imediato a Barcelona em troca de uma compensação financeira não me parece um bom negócio. Foi sem sombra de dúvida o negócio possível e houvesse outros “Colossos” atrás dele e este nunca teria vindo para a Invicta.

Para além disto, desde quando é que o Futebol Clube do Porto, Clube com história e prestígio Internacional tem de andar a valorizar Jogadores dos outros? Qual o proveito financeiro disto? Pouco ou nenhum. Permitirá se calhar que se poupe algum dinheiro em salários, mas será muito pouco porque estamos a falar de Jogadores que ganham uma pequena fortuna no seu Clube de origem.

Ora se o nosso Clube se meteu nisto é porque sabe que tem de voltar a vencer dê por onde der e recorreu aos empréstimos não por cautela mas porque não dá para mais. O Mercado está complicado e nem todos têm 80 milhões para gastar como fez o Real Madrid CF e como tem feito o FC Barcelona.

A necessidade não é uma idiotice. É uma realidade que infelizmente está presente no FC Porto.

Pedro Silva disse...

@ SDF
“Se a situação financeira é tão má como diz, então o ADrian Lopez foi pago com ar e vento??”

Vai uma aposta como Jackson Martinez se vai embora do FC Porto?

“Ainda acha que a situação financeira do FCP é má? Se assim fosse o próprio SLB no empréstimo do casemiro tinha nos passado a perna, mas esses tem que abater o passivo e o BES esta nas ruas da amargura, ou seja, acabou-se lhes a mama!
Não tente alarmar os Portistas menos atentos tem razão no que diz quanto ao entusiasmo exacerbado de certos portistas,mas financeiramente ja chega a comunicação social que esta a tentar colocar o FCP ao nivel do SLB para se justificar as vendas ao desbarato!”

O meu caro está consciente de que o BES também financiou o Futebol Clube do Porto não está? Alias, não existirá Clube Português algum que não tenha recorrido à Banca (BES e restante corjita) para a sua Gestão correr dentro do melhor possível.

A “mama” acabou para todos… Restam os Fundos e a emissão de Títulos de Obrigação que são sempre do piorio para se pagar. Um círculo vicioso!

Como já aqui disse, todos temos direito a ter uma opinião e a expô-la. E não me compare á porcaria que grassa na Comunicação Social dado que estes criticam para destruir e não para melhorar.

SDF disse...

Meu caro apenas quis referir que o Slb e SCp gastaram demais por conta da banca e agora estão de calças na mão!
Acha que o FCPorto esta tão ou mais dependente do BES do que os rivais? Consegue afirmar isso??
Se a situação financeira do FCPorto é má como raio é que se gasta tanto dinheiro em contratações?
Diga me só aqui em que se baseia para afirmar o que escreve quando diz que os empréstimos não são por "cautela mas porque não dá para mais" é que nada leva a crer no que afirma!
Quem esta falido não anda atrás de jogadores por 11 milhões, segundo o que se pode ler e ouvir o Tello preferiu o FCPorto porque lopetegui conhece o jogador assim como Adrian, nao havia mesmo mais clubes interessados nestes jogadores? Tem a certeza?
Eu falei em critica fácil ao FCPorto porque das duas uma ou sabe mais do que realmente sai para fora do clube e então ai dou lhe toda a razão e reconheço que estou errado ou então posta opiniões tiradas do diz que disse da conspiração negativista e do "não confio porque nada sei", e isso é critica fácil sem ponderação sem uma cautela de quem quer ser lido caso contrario não escreveria num blogue e resumia a sua opinião ao grupo de amigos!
E findo assim o meu comentário, discutir estes assuntos não leva a lado nenhum a não ser a um infindável esgrima de ideias ate que cada um fique cansado!
Saudaçoes

Pedro Silva disse...

@ SDF
“Meu caro apenas quis referir que o Slb e SCp gastaram demais por conta da banca e agora estão de calças na mão!”

Co mal dos outros posso eu bem… Já o do nosso Clube não.

“Acha que o FCPorto esta tão ou mais dependente do BES do que os rivais? Consegue afirmar isso??”

Afirmo que existe sem sombra de dúvida uma dependência do Clube para com a Banca em geral e para com outros instrumentos financeiros. Leia os Relatórios e Contas do Clube e verá que isto está lá.

“Se a situação financeira do FCPorto é má como raio é que se gasta tanto dinheiro em contratações?”

Isto também eu gostava de perceber. Mas este fenómeno não é de hoje. Já vem muito, muito, muito de trás.

“Diga me só aqui em que se baseia para afirmar o que escreve quando diz que os empréstimos não são por "cautela mas porque não dá para mais" é que nada leva a crer no que afirma!”

Se não quer ver e perceber, quem sou eu para o fazer entender?

“Quem esta falido não anda atrás de jogadores por 11 milhões, segundo o que se pode ler e ouvir o Tello preferiu o FCPorto porque lopetegui conhece o jogador assim como Adrian, nao havia mesmo mais clubes interessados nestes jogadores? Tem a certeza?”

O SL Benfica está numa situação financeira bem pior e não foi isto que alguma vez o impediu de “andar atrás” de Jogadores bem mais caros.

Leia as notícias sobre Tello. Vai ver que a certa altura o Jogador afirma que escfolheu o FC Porto apesar de ter outros Clubes interessados no seu passe.

Nunca me pronunciei sobre o Adrien. Este é diferente e veio para a Invicta porque não é opção no Atlético Madrid que na época anterior teve em Diego Costa o seu ponta de lança titular.

“Eu falei em critica fácil ao FCPorto porque das duas uma ou sabe mais do que realmente sai para fora do clube e então ai dou lhe toda a razão e reconheço que estou errado ou então posta opiniões tiradas do diz que disse da conspiração negativista e do "não confio porque nada sei", e isso é critica fácil sem ponderação sem uma cautela de quem quer ser lido caso contrario não escreveria num blogue e resumia a sua opinião ao grupo de amigos!”

Aguarde mais um tempo e vai ver as tais provas na Assembleia Geral onde serão debatidas as Contas do Futebol Clube do Porto. E já agora, um conselho de amigo: não se assuste muito com o que vai ver.

“E findo assim o meu comentário, discutir estes assuntos não leva a lado nenhum a não ser a um infindável esgrima de ideias ate que cada um fique cansado!
Saudaçoes”

Igualmente!

Mas esteja á vontade para intervir neste espaço sempre que achar que é necessário! O contraditório é sempre salutar e bem-vindo!

rui lima disse...

A politica financeira seguida pelo FCP parece-me ser a mais correta dado a atual conjetura em que o país vive,estamos a jogar em três campos, comprar barato ou razoável para mais tarde vender caro (o que fazemos normalmente) recorrer a empréstimos de atletas e respetiva valorização ( não é normal no FCP mas é uma opção) e que deriva do conhecimento do Lopetegui no mercado espanhol e na confiança que os clubes (emprestadores) depositam nele e valorizar a nossa formação com um treinador que é perito na formação jovem.
Já emergiram dois, Ruben Neves e André Silva,há mais, vamos com calma, aguardemos as dispensas as restantes vendas e mais uma ou duas a possíveis compras.
A situação financeira não é brilhante daí que o campeonato financeiro a que ninguém liga seja muito importante, os adeptos querem a bola a bater no fundo da rede o economista quer as continhas certas e se possível realizar proveitos, só assim se podem comprar os melões.........
Se analisarmos ou compararmos este inicio de época com o descalabro de época passada parece-me que estamos no bom caminho, oxalá os árbitros não estraguem isto mas concordo que esta euforia inicial pode ser prejudicial.

Pedro Silva disse...

@ Rui Lima

Agradeço o seu pertinente comentário. É sempre um prazer ler os seus pensamentos quando resolve dar-lhes corpo aqui no Mística, contudo a minha "resposta" ao que escreveu já foi dada em cima e penso que não será necessário voltar a repetir tal coisa.

Apenas ressalvo o seguinte:

"e valorizar a nossa formação com um treinador que é perito na formação jovem.
Já emergiram dois, Ruben Neves e André Silva,há mais"

Vamos mesmo com muita calma dado que os "modernos" Adeptos Portistas são especialistas na destruição de tudo o que seja jovem Português com talento. Para mais sãos dois Jogadores que estão a mostrar o que valem em jogos de preparação... Quando isto for a sério é que veremos a verdadeira valia dos nossos "putos" na minha modesta opinião.